Antonia Nery Vanti -  Poeta Vyrena

Lembranças são janelas do passado, que se abrem para o presente.

Textos


“ESTE FOI MEU PAI UM HOMEM EXEMPLAR, DEDICADO À FAMILIA”


1. INFÂNCIA ATRIBULADA

José Celeste dos Santos, filho de Manuel e Clementina dos Santos, nasceu em Santa Bárbara do Sul, no dia 30 de julho de 1909. A última vez que o pequeno José teve notícias do pai e da mãe, foi aos cinco anos, quando ela o entregou para outra mulher... começava aí uma vida precocemente atribulada, que o fez fugir de casa por maus tratos (sub-escravidão)...rolou por muitas famílias, trabalhando em troca de casa e comida. Perambulou assim, enquanto crescia e, por conta própria aprendeu a ler e escrever, pois não frequentava a escola.

2. SERVINDO NO 1º BATALHÃO FERROVIÁRIO

Em 1932, mais aventuras... em plena Revolução Constitucional ( São Paulo liderava um movimento para a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas), José Celeste alistou-se como voluntário, mas, na viagem para São Paulo, foi acometido pela febre do tifo... mandado a um hospital, curou-se e foi servir no 1º Batalhão Ferroviário, acantonado em Jaguari/RS, onde incorporou como soldado de 1ª categoria, em 02/05/1932, sendo lotado na 1ª Companhia. Engajou em 1933 e reengajou em 1935, por dois anos.
Em 09/01/1936 foi promovido ao posto de cabo de fileira. Desempenhou, entre outras funções, a de auxiliar de topografia, na locação do eixo central da ferrovia para assentamento de trilhos nos trechos entre Jaguari, Santiago e São Borja. Pelo seu caráter reto e dedicação ao trabalho, foi alvo de diversas referências elogiosas por seus comandantes.
A 03/01/1938 foi excluído do estado efetivo do Batalhão, por conclusão de tempo de serviço.

Continua...
Antonia NeryVanti (Vyrena)
Enviado por Antonia NeryVanti (Vyrena) em 27/07/2020
Alterado em 28/07/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras